Estamos atualizando o conteúdo do portal da PMI. Agradecemos a compreensão.

Ações e serviços da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibitirama, através de recurso próprio e emendas parlamentares vem desenvolvendo ao longo de todo o ano de 2018 ações para promoção e prevenção as saúde de todos os munícipes.

Ações como realização de exames mamográficos, Citopatológicos de útero e atividades educativas foram desenvolvidas pelas Estratégias Saúde da Família durante todo o mês de Outubro. Já no vigente mês de novembro, em comemoração ao mês de conscientização do combate ao Câncer de Próstata, a secretaria esta ofertando exames de rotina clínica e PSA dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. São realizados mensalmente, de forma constante, serviços de testagem rápida, exames laboratoriais, consultas médicas, consultas de enfermagem e distribuição de preservativos, em combate a Sífilis, doença de cunho epidêmico nacional.

Para que toda essa vasta programação venha sendo cumprida com êxito, emendas parlamentares tem sido fonte de grande apoio ao órgão. Até o presente momento, já foram entregues 02 Micro-ônibus, 01 ambulância, 01 carro de 05 lugares, 16 computadores, 16 nobreaks, 06 impressoras. Diversos materiais para complementação do Consultório Municipal de Fisioterapia reabilitacional (“Tens”, maca própria para procedimentos e outros).

Todas as ações e itens ofertados e recebidos fazem parte de um compromisso da gestão da secretaria municipal e prefeitura diante das pactuações assumidas no Plano Municipal de Saúde, que tem como principal compromisso o fortalecimento da Atenção Primária.

Fonte: Coordenação ESF